sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

E a minha gorjeta?!?!

Durante o ano todo convivemos com as conhecidas gorjetas. Onde a manicure, o garçom, o cara que cuida do carro, o cabelereiro, a depiladora, a esteticista... recebem um valor a mais que o do serviço que foi prestado.
Nessa época de fim de ano vemos ainda as “caixinhas” e “livros de ouro”.
Nessa situação se acrescentam o cara que entrega o jornal, o gari, o cara do gás, o hortifruti volante, o porteiro do prédio...

Eu acho essa cultura da gorjeta um pouco controversa.
Todas essas pessoas fazem seu trabalho pq aquele é o seu sustento. Eu tenho meu emprego e claro que como todo trabalhador comum, tb passo pelas minhas dificuldades financeiras.
Não existe essa cultura de gorjetas na minha profissão. Será que isso é pq sou formada? Não. Pq existem trabalhadores sem faculdade que não recebem gorjeta. O cara da sapataria, a moça da loja de roupas, o cara do armarinho, da loja de artesanato, vendedor da loja de eletrodoméstico... Pode até ser que recebam comissão, mas a gorjeta não.

Não me convenço de que as gorjetas são pra quem não tem condições. Pq a pessoa trabalha!!! Se recebe pouco é outra história. Tem tantos que recebem pouco e suas profissões não recebem gorjeta.

É possivel que a gente veja uma pessoa dando gorjeta a uma manicure. E ao sair do salão ela se recuse a dar esmola a um pedinte na rua. É ou não é controverso??? (Já falei um pouco sobre o que penso sobre esmola aqui "Eu podia estar trabalhando, mas to aqui pedindo mesmo.")

Então o que determina quem deve receber gorjeta? É estranho ver a pessoa que recebe achar que aquilo ali é obrigação do cliente.

Deixo bem claro que não to levantando a bandeira “PAREM DE DAR GORJETA”. É apenas uma exploração do tema que convive conosco todos os dias.
Essa decisão é de cada um.

5 comentários:

  1. Isso é bem controverso mesmo. E ainda não tinha pensado por esse ponto. Eu só dou gorjeta quando o serviço prestado foi bom, agora quando me atendem mal eu não dou mesmo! Mas também é verdade que eles recebem um salário. Porque eles recebem gorjeta e nós não?...é complicado! Até já passei por situações em que a pessoa fez cara feia quando não dei gorjeta e até chegou a reclamar! Aí é que eu não dei mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Eu queria uma gorjeta, mas só recebo meu salário limpo e seco.rsrs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, também não sou muito a favor do lance da gorjeta e acho que a pessoa deve prestar um bom serviço independente se irá ganhar uns trocados a mais por isso.
    Como sabe tenho a minha casinha de lanches e nunca apelei para a caixinha de natal, mesmo não tendo 13° salário.
    Tem um senhor que faz entrega de refrigerantes para mim, que não aceita gorjeta de jeito nenhum e a atitude dele me chama muito a atenção, demonstra que ele sabe que não esta fazendo nada além do trabalho dele e que já esta sendo remunerado para isso, mesmo que pouco.
    Adorei o post.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Miga, num do gorgetas,não dou esmola,não pego papéis no semáforo e não falo com estranhos!
    to sendo má?
    adorei o post!
    bj

    ResponderExcluir
  5. Esse é um assunto bem polêmico... Existem certas profissões que não recebem gorgeta em dinheiro, mas ganham muitos presentes se o cliente está satisfeito. Não deixa de ser um tipo de gorgeta...
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir